top of page

O Valor para o consumidor

Existem estratégias variadas para cada tipo de produto ou serviço.


ree

O valor de um produto ou serviço pode ser medido pelo consumidor em vários momentos: na escolha, durante o consumo e até mesmo no pós-compra. Entende-se valor como a percepção dos benefícios sobre suas expectativas e preço. Quando se oferece um produto ou serviço apresentado como um bem de alta qualidade este deve, ao mesmo tempo, ser ofertado a um preço alto, o que faz com que o consumidor perceba um grande valor acima das ofertas médias da concorrência, identificando elementos de melhor qualidade ou levando a comparações com outras ofertas no mercado, fazendo com que ele realmente analise e alimente informações sobre este produto.


SAIU CARO!


Na visão do consumidor a perda do valor vem de produtos/serviços com preço alto e baixa qualidade, tornando-se assim uma oferta que “não vale a pena”. Isso pode estar ligado não só às expectativas em relação à qualidade, mas também à oferta (“se o produto não é tão bom pelo menos posso levar uma quantidade maior”). A tendência é o cliente buscar a concorrência, caso optar pela compra pode deixá-lo insatisfeito, o que gera a propaganda negativa de consumidor para consumidor.


VALE A PENA.


O barato nem sempre pode sair caro. Quando são produtos/serviços em que qualidade é pouco percebida, mas atendem a uma pequena demanda, estes devem ser ofertados como produtos de baixa qualidade e preço mais baixo. O consumidor deve perceber que a compra “vale a pena” pois, apesar da qualidade inferior, o preço é baixo e o risco percebido na compra também.


Existem estratégias variadas para cada tipo de produto/serviço que uma empresa venha a oferecer. Parte importante delas é saber classificá-los de acordo com o público e qualidade oferecida, assim, o risco de insatisfação por parte do seu cliente é minimizado.

 
 
 

Comentários


bottom of page