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Conheça seus competidores

Entenda as diferenças, semelhanças, vantagens e desvantagens. Assim você pode estar à frente e obter as respostas que precisa.


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Sem dúvida é muito interessante ver que há outras empresas criando soluções para mercados semelhantes ao seu. Isso faz com que tenhamos mais opções e assim você pode melhor avaliar o ramo de atividade no qual sua empresa esta inserido. Esse é o lado saudável da competição e, se o mercado for grande e as empresas jogarem limpo, há espaço para todos.


Há empresas que têm preocupação excessiva com seus competidores. Claro que devemos entender o mercado como um todo e analisar as alternativas, é um exercício válido! Mas, faça isso de forma saudável e não olhe apenas para cada ação do seu competidor, essa obsessão pode ser um tiro no pé. Não perca tempo copiando o que outras empresas fazem, isso tira o foco em sua estratégia. Enquanto você o copia, ele já esta trabalhando em outras estratégias agindo sempre um passo a sua frente.


O ideal é entender as diferenças, semelhanças, vantagens e desvantagens. Assim você pode estar à frente e obter as respostas que precisa. Sua empresa só vai crescer se primeiramente o olhar for voltado para ela, sobre como ela deve funcionar e se promover. Não esqueça também de olhar para as necessidades de seus clientes e absorver deles o máximo de informação que conseguir. Seu cliente é elemento chave, deve ser ouvido e acompanhado medindo sua “temperatura” em relação ao seu negócio.


Mantenha o foco em sua estratégia, essa é a parte mais importante! Acompanhe de perto seu competidor sem o deixar influenciar de maneira errada, acredite no potencial da sua empresa e siga em frente.

“Vencer não é competir com o outro. É derrotar seus inimigos interiores”.

Roberto Shinyashiki

 
 
 

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